quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Teoria sobre a morte do Rei Saul

Por Pb. Gilmar Dayvid

Queridos irmãos, a paz seja convosco!

Gostaria de registrar que as opiniões aqui contidas não são uma verdade absoluta, mas sim, uma teoria na qual achei maior relevância ante a sequência de tempo histórica, cultura, tradição, gramática, leis de interpretação da bíblia e bom senso.
A bíblia fala em duas partes diferentes sobre a morte de Saul:
1ª Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10.4-5).
2ª Saul foi morto por um amalequita (II Samuel 1.8-10).

Veja o que diz I Samuel 31:4-6 e o que diz I Crônicas 10.4-5.
Os dois textos narram o mesmo acontecimento. De acordo com as normas de hermenêutica, ao aplicamos a exegese, os textos confirmam um ao outro como acontecimento histórico. Mas nós não estamos colocando em questão o acontecimento, mas sim os detalhes de como ocorreu (Suicídio ou Assassinato).
Segundo os textos acima, Saul pede ao pajem a morte, porem o pajem não obedece e Saul se lança sobre sua espada. Note que ao se lançar sobre a espada Saul demonstrava desespero, sendo assim era possível que ele não raciocinasse direito, podendo não atingir um local fatal para uma morte rápida.
Até esse momento a bíblia descrevia o relato externo do acontecimento, quando bíblia diz: “Vendo, pois o seu pajem de armas...” desse momento em diante passa a narrar a visão do pajem. O pajem tinha visto Saul se lançar sobre a espada, logicamente Saul cair ferido e teoricamente desmaiar com o ferimento. Obviamente o pajem não era medico para consultar se Saul estava morto ou não, mesmo que fosse os filisteus estavam se aproximando e ele não teria tempo para isso, daí, pensando que seu rei era morto, se matou também. Logo mais a bíblia faz a conclusão dos acontecimentos relacionados aquele dia e não ao momento da morte de Saul, por isso que confirma a morte dele e de seus familiares, pulado vários acontecimentos que são descritos em II Samuel 1.8-10.
Veja agora o que diz II Samuel 1.8-10:
A maioria das pessoas tem afirmado que o amalequita mentiu, pois queria ser beneficiado por Davi, pois achava que por Saul ser perseguidor de Davi, Davi o recompensaria pela morte de seu perseguidor.
Segundo nossa analise do assunto, essa teoria é fraca, pois não se sustenta com os acontecimentos após o relato do amalequita e pela riqueza de detalhes na sua história.
Comprovações que o relato do amalequita era verdadeiro:
1ª Entre os versículos cinco e seis de I Samuel 31, há um intervalo de tempo que só é descrito pelo amalequita. A bíblia não diz em lugar algum que fora mentira o relato dele.
2ª Notasse que quando ele chega à cena, Saul está encostado em sua lança. Ferido com a espada, provavelmente Saul tentava se levantar apoiado na lança, mas não tinha mais forças.
3ª O jovem realmente esteve e falou com Saul, pois descreve como Saul estava ferido, prestes a morrer. Ele sabia que Saul morreria de qualquer jeito, daí deu o golpe fatal.
4ª Se o jovem tivesse encontrado Saul morto, não teria dito que Saul estava ferido e pedindo a morte, pois não saberia se o golpe de espada em Saul teria sido dado por ele mesmo, pelo escudeiro ou por um inimigo.
5ª Vemos que após o relato do amalequita, Davi, homem segundo o coração de Deus, não duvida, nem na hora e nem em nenhum lugar da bíblia, mandando matar aquele que matou o ungido do Senhor.
6ª Como prova de seu ato, leva o bracelete e a coroa do rei. Mais tarde, quando os filisteus encontram o corpo de Saul, levam apenas armas e escudo.
7ª Segundo o Comentário Bacom(CPAD), o amalequita era um provável prosélito, daí estar no meio da batalha, talvez dando apoio ao exercito israelense.
8ª Após o amalequita matar Saul, entra em continuidade os versículos seis em diante do capitulo 31 de I Samuel.

Não existe mistério, é uma questão de cronologia. Não podemos exigir que um texto escrito haja milhares de anos e traduzido em varias versões possa ter uma sequência cronologia perfeita. Devemos lembrar que algumas palavras do hebraico têm mais de um significado ou sentido. A bíblia original, não tem erros de forma alguma, mas não podemos garantir as traduções. Devemos sempre ter coerência e bom senso ao analisarmos a bíblia.
Lembre-se que isso é uma teoria do que acho mais próximo da verdade sobre a morte de Saul, não é a verdade absoluta, à qual vamos descobrir no céu.

6 comentários:

  1. A Paz do Senhor, santo!
    Agradeço por está publicação maravilhosa. Satisfez e muito a minha dúvida. Certamente és uma benção nas mãs do Senhor. Que Deus continue te usando na obra dEle.

    Deus te abençoe.
    Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo interesse e apreço Karlos! Meus desejos de bençãos para tua vida são recíprocos!

      Excluir
  2. meu coração sempre duvidou que Saul tivesse cometido suicidio. Pois a Biblia nao afirma em momento algum que o amalequita estivesse mentindo. AGora, com os outros embasamentos, ficou claro. Saul foi morto.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da explicação do texto, e também acredito que esta explicação seja a mais próxima da verdade bíblica. A bíblia é inerrante pois é a palavra de Deus, mas as traduções são humanas e pode sim confundir se não olharmos sob a direção do Espírito Santo de Deus. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sônia, devemos sempre pedir a Deus a revelação de sua palavra para compreendermos aquilo que ele nos deixou escrito através da bíblia. Oração e coração aberto ao conhecimento nunca serão demais.
      Abraços, que Deus te abençoe!!!

      Excluir